top of page
Buscar
  • edorodrigues

5 lições de empreendedorismo que aprendi com meu pai







Meu pai é o maior exemplo de líder que conheço. Foi ele que me inspirou a vida inteira para esse caminho, mesmo sem às vezes se dar conta de que fazia isso. Aproveitei a oportunidade do Dia dos Pais para compartilhar no meu Instagram 5 lições de liderança e empreendedorismo que aprendi na prática com meu pai. Achei as lições valiosas demais para ficar só por lá e trago aqui para vocês também. Lá vai:

01. ACREDITE NOS SEUS TALENTOS E NO QUE VOCÊ TEM DE DIFERENTE PRA OFERECER AO MUNDO

Eu escrevo desde os 6 anos. E provavelmente nunca teria feito nada com isso se, por volta dos 8, meu pai não tivesse me chamado com meus cadernos, sentado numa mesa, e me ajudado a “editar” um livro, selecionando os melhores escritos e revisando erros de português para a publicação. Ele ainda levou numa gráfica, negociou a tiragem e trouxe ao mundo meu primeiro livro – que hoje eu escondo haha – mas que na época me fez sentir muito forte e especial. Foi a primeira vez que acreditei que eu podia construir algo relevante.

02. ESTEJA ATENTO E DISPONÍVEL PARA “SALVAR” O SEU TIME E NÃO DÊ SALTOS MAIORES QUE O QUE VOCÊ ESTÁ PREPARADO

Essa é duas em uma. Quando eu tinha 4 ou 5 anos, ainda estava aprendendo a nadar, e queria muito conseguir nadar na piscina grande, com minha irmã. Não falei nada para ninguém, apenas coloquei na cabeça que se fosse para a piscina funda, conseguiria nadar. De repente pulei de uma pra outra e logicamente afundei, não estava preparada ainda para aquilo. Meu pai estava por perto e prontamente tirou a camisa e pulou na piscina para corrigir meu erro. Ele me resgatou antes que eu engolisse muita água porque estava de olho.

03. DIVIDA TODOS OS MÉRITOS COM SUA EQUIPE

Meu pai é gerente em uma instituição e sempre valorizou muito a equipe. Por vários domingos, vi ele separando textos para trabalhar com o time na reunião de segunda-feira e imprimindo frases motivacionais para distribuir pela empresa. Ele é um ótimo profissional e já ganhou alguns prêmios. Uma vez, a empresa deu um generoso prêmio em dinheiro para ele por ter conquistado uma meta coletiva. Ele não achou justo ficar com todo o dinheiro e, em vez de usar para si, fez um churrasco enorme que durou um dia, para que todos pudessem usufruir do prêmio igualmente.

04. TENHA CONTROLE FINANCEIRO, MAS NÃO DEIXE DE INVESTIR NO MAIS IMPORTANTE

Meu pai é um exemplo de equilíbrio financeiro. Conseguiu, começando do zero e sendo empregado, sustentar uma esposa e duas filhas por mais de vinte anos. Ele sempre nos ensinou da importância de se ter equilíbrio, fazer uma poupança e não agir por impulso. Eu admito que ainda não sou a melhor das padawans nisso, mas ele também ensinou que devemos investir sem medo no que acreditamos que é relevante. Ele sempre pagou escolas particulares, cursos de inglês, isolados para o vestibular e livros novos para mim e minha irmã. Era prioridade, ainda que eu sempre levasse um não quando pedia uma boneca ou um chocolate no caminho de volta da escola.

05. SEJA HUMILDE MAS SAIBA O SEU VALOR E NÃO DEIXE NINGUÉM TE HUMILHAR

Talvez essa seja uma das maiores lições do meu pai. Ele sempre ouviu muito seus superiores, ajudou sempre que era solicitado, estava sempre dispostos a aprender (foram centenas de cursos feitos nos finais de semana), mas não tenho lembrança de nunca ter baixado a cabeça para um grito ou humilhação vinda de cima. Esse comportamento ajudou a desenvolver minha autonomia e segurança. Cresci acreditando que não precisava me submeter para chegar a algum lugar e assim estou me sustentando até hoje, há quase dez anos, no mercado de trabalho. Ouço com resiliência e respondo com educação quando acho que devo. Painho é o exemplo.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page