top of page
japanese-garden-2021-08-26-18-12-58-utc.jpg

     INSTITUTO TAKEMUSSU     

shihan01.jpg
maxresdefault (1)_edited.jpg

O professor Wagner Bull, nasceu em Londrina, Paraná, e desde a infância teve contato com os imigrantes japoneses, e com sua cultura. Praticou judô, karatê, box e finalmente iniciou-se no Aikidô, em 1969 quando fazia seus estudos universitários em Curitiba, sob a direção do Professor Jorge Van Zuit, que havia sido aluno do professor Noritaka. Nesta ocasião conheceu o mestre Horie, um 5 Dan que visitou Curitiba, que o impressionou profundamente pois era um grande mestre e permaneceu durante 15 dias com ele lhe passando informações.

 

Em 1970 com a doença do prof. Jorge, assumiu a direção do dojo. Em 1971 mudou-se para São Paulo para realizar seu curso de pós-graduação em engenharia civil, aí treinou durante 5 anos com o prof. Keisen Ono e Reichin Kawai, um dos introdutores da arte no País.  Em 1985 conheceu o reverendo Massanao Ueno, um bispo shintoista e alto grau em Takemussu Aikido, que procura praticar o Aikido junto com o esoterismo Shinto, adquirindo o grau de Nidan, neste estilo, bem como 3 dan do Aikikai.

Aí com Massanao Ueno, nasceu o entendimento da profundidade do Aikido, como caminho de iluminação espiritual, em Wagner Bull.

 

Com a volta de Ueno Sensei para o Japão, fundou o Instituto Takemussu, e conseguiu o reconhecimento da entidade como representante do Aikido Tradicional do País através do Conselho Nacional de Desportos. Este feito acabou com o monopólio que havia, de que somente uma organização de Aikido poderia ser oficialmente reconhecida no pais e o Aikido começou a crescer no pais.

Estabeleceu contato junto ao Hombu Dojo no Japão, através do prof. Yoshimitsu Yamada, e as promoções dos faixas pretas passaram a ser consignadas através deste mestre, que foi aluno do Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba e seu filho Kishomaru. Em 1999 foi graduado a 6º Dan pelo shihan aluno direto do fundador Yoshimitsu Yamada. Em Janeiro de 2002, o prof. Wagner Bull teve esta promoção oficializada pelo central mundial japonesa, bem como a sua organização foi também finalmente oficialmente e reconhecida pelo Aikikai Hombu Dojo do Japão, sendo que daí em diante as promoções para faixa pretas passaram a serem conduzidas diretamente por ele. Yamada Sensei continuou dando apoio técnico indireto ao grupo vindo ao Brasil por ele convidado, até 2005, quando se desligou por questão de divergir de políticas internacionais.

Em janeiro de 2009, o prof. Wagner Bull recebeu o titulo do Hombu Dojo de Shihan (Mestre máximo de Aikido) sendo a a primeira pessoa nascida na America Latina a conseguir este titulo em toda a história do Aikido. Escreveu os livros Aikido o Caminho da Sabedoria, e Aikido Manual Técnico, Aikido Curso Básico, Takemussu Aiki, e é conhecido nacionalmente, no meio marcial, como um dos maiores divulgadores da arte no Brasil no momento tendo traduzido para o português as principais obras escritas pelo Fundador do Aikido, por seu filho o segundo Doshu e pelo seu Neto o atual Doshu, bem como outras obras relacionadas com a arte.

Wagner Bull é o mais antigo praticante de Aikido na ativa, além de ter sido o primeiro latino-americano a receber o título de Shihan (PhD em docência de Aikido) da Central Mundial do Japão. É graduado no nível de 7º Dan, o mais elevado atualmente na América Latina. Além do Aikido Moderno, Wagner Bull também aprendeu a arte em seu local de origem, o Takemussu Aiki, cujo criador foi Morihei Ueshiba.

shiran04.jpg
maxresdefault (2)_edited.jpg
Foto 3.png

“O segredo do Aikido é tornar-se uno com o universo.”

Foto 3.png

“O segredo do Aikido é tornar-se uno com o universo.”

maxresdefault.jpg
photo-2dfaa183-2ac7-4417-a114-12568941c814-20110917-122130-1024.jpg

Wagner Bull atualmente ensina Aikido em seu Dojo, o Instituto Takemussu, e é um dos principais dirigentes da Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai, entidade por ele idealizada, e que atualmente é a maior entidade de Aikido do País, trabalhando em conjunto com outros grandes mestres, possuindo esta organização atualmente dojos espalhados por todo o Brasil. Em 1986, foi o representante brasileiro na constituição e fundação da FLA (Federação Latino Americana) em Caracas, entidade criada por Yoshimitsu Yamada Sensei, que integra a maioria dos países latino-americanos. Foi convidado para realizar seminários e aulas internacionais na Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, México, Argentina, e Portugal e Cuba onde possui alunos por ele orientados.

Realizou seminários internacionais todos de grande porte. Recebeu aulas e instruções dos seguintes mestres : Kazuo Chiba, Akira Tohei, Kawahara, Kurita, Kanai, Shibata, Hiroshi Ysoyama, Hiroshi Tada, Kawabe, Yasuo Kobayashi, Sadateru Arikawa, Seijiro Endo, Inagaki, Toriumi, Yoshinobu Yamada, Kitahira, bem como teve a chance de receber instruções do famoso mestre de Aikijiujitsu Kimura no Japão aluno do mestre Sagawa considerado o sucessor de Sokaku Takeda.  Wagner Sensei é conhecido por buscar um aikido eficiente em termos de defesa pessoal, é um professor exigente, porém impregnado de filosofia, que adquiriu nas quase 4 décadas em que estuda, ensina e pratica a arte.

 

Conheça o Instituto Takemussu

bottom of page